Reflexão UFCD 9222
Reflexão da UFCD 9222 - Processo de Venda não Presencial
A venda não presencial ganhou importância nos últimos tempos. Com o caminhar da nossa sociedade para uma economia assente no digital, surge uma nova forma de venda, a venda não presencial, cujo principal objetivo é o de poupar tempo e dinheiro.
Embora esta venda não presencial já existisse em algumas áreas, usando determinados canais, esta veio a acentuar-se com o fato de a Internet já estar efetivamente democratizada e acessível a todos. Já não se trata apenas do velhinho Telemarketing, agora temos os Marketplaces, o e-Commerce, o e-Mail Marketing, a Publicidade Paga (Google Ads, Facebook Ads & Instagram Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, etc.).
O vendedor deixa de se deslocar e passa a ter ao seu dispor vários canais digitais de comunicação. Desta forma a produtividade em termos de respostas a Leads de Vendas é superior e sem custos de deslocações. No entanto, e nesta fase, um potencial Lead já surge mais informado, e a capacidade de resposta do vendedor terá de ser outra por forma a conseguir converter.
Hoje a internet permite fechar negócios em todos os Continentes à distância de uma reunião de Zoom ou Skype, ou assinando com um simples clique nos inúmeros canais de venda ao nosso dispor. Aqui, a escolha de um canal eficiente tem total influência no sucesso da venda, uma vez que é o meio pelo qual o cliente vai ter relação com o seu negócio. Para identificar o melhor e solucionar este desafio é preciso não só ter uma estratégia de marketing bem definida e entender o público-alvo do negócio, mas também conhecer bem as particularidades de cada canal e como eles funcionam.