Reflexão UFCD 9215
Marketing 3.0...
O conceito de Marketing procura entender o comportamento do nosso consumidor para conseguir propor novas ideias e soluções para o mercado.
Podemos dizer que essa é uma definição clássica do que seria o Marketing. No entanto, o que estamos a observar hoje em dia, é que este segmento passa por transformações e dinâmicas próprias das mudanças de comportamento da nossa sociedade.
Assim sendo, as várias fases do marketing estão ligadas a três revoluções: Revolução Industrial, Revolução Tecnológica e Revolução da Informação. Cada uma teve impacto direto no trabalho dos marketeers.
Concretamente no marketing 3.0, a internet aparece como a grande protagonista da transformação digital. O consumidor ganha poder e passa a ter voz em sites, blogs e redes sociais, invertendo a hierarquia do consumo no mundo. Agora é o consumidor que dita as regras do jogo.
Já não faz sentido somente segmentar o público alvo. Surge a "persona" que é a representação de um cliente ideal, descoberta com base em dados qualitativos e quantitativos provenientes de pesquisas de mercado.
Na verdade, as pessoas começam a ser tratadas como seres humanos e tornam únicos. Torna-se necessária a adaptação de estratégias para cada pessoa, respeitando as suas particularidades e desejos, por forma a atender às suas necessidades.