Reflexão UFCD 7843
Todos nós negociamos a cada instante. Todos vendemos algo, seja uma ideia, uma opinião, um produto, um serviço ou a nossa própria marca pessoal ou da empresa.
Tendo em conta que a comunicação e o marketing de uma empresa estão hoje intimamente ligadas ao relacionamento - e o relacionamento é feito por pessoas - é por isso importante que cada um de nós saiba como pensar estrategicamente e posicionar-se numa negociação.
Numa normal negociação de produtos ou serviços, baseamo-nos em fatos e normalmente o preço é o foco durante todo o processo. Detalhar os princípios de ambos os fatores e conjugá-los numa conclusão objetiva é o essencial para todo e qualquer entendimento em negociações bem-sucedidas.
O negociador procura sempre definir previamente as suas táticas; cria planos de ação caso surjam aspetos não considerados previamente; prepara técnicas de persuasão e argumentação, define como irá apresentar a sua parte e, por fim, inicia a negociação apontando sempre à concretização.
As mais variadas técnicas de negociação servem para conduzir
a venda até um resultado satisfatório, para nós e para o consumidor. Ou seja,
elas ajudam a agilizar o processo de venda e otimizar a comunicação entre as
partes. Na verdade, nós usamos técnicas similares de negociação todos os dias.