Reflexão UFCD 9205

17-09-2021

A frequência desta ufcd, ministrada pela formadora Dália Faria, permitiu-nos explorar novas formas e modelos de comunicação ao nosso dispor que, de certa forma, abrem e melhoram os canais de comunicação existentes, possibilitando novas estratégias e melhor entendimento entre emissor e recetor.

A estratégia como abordamos o outro, o canal que usamos para comunicar e a forma como codificamos a mensagem que queremos passar, é fundamental para que exista uma descodificação e um entendimento correto do conteúdo por parte do recetor. A isto chamamos processo de comunicação.

Mas nem sempre este processo é isento de falhas que distorcem a mensagem, ou que, de alguma forma, impossibilitam de todo a comunicação. Mas mesmo sem erros no canal de comunicação ou erros de descodificação, as mensagens podem ser de tal forma subjetivas que levam a diferentes interpretações. Neste momento surge a empatia, ou seja, a necessidade de nos colocarmos no lado do recetor, de forma a garantir que o entendimento da mensagem enviada é o correto, que a mensagem é clara e sem possibilidade de outras interpretações.

Nesta ufcd foram justamente desenvolvidas atividades para melhorar a nossa capacidade de comunicar, seja de forma a conseguir passar uma mensagem em forma de imagem (com recurso a um pitch ou vídeo de apresentação), seja com recurso à palavra (numa carta de motivação) de forma a despertar curiosidade das competências profissionais que possuímos e que queremos transmitir.


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