A minha definição de "Buyer Persona"

19-04-2021

"Buyer Persona" é uma personagem fictícia, ou nem tanto, pois na verdade as suas características e os seus comportamentos existem, e por isso, "Buyer Persona" é a definição ou representação da personagem de um dos clientes potenciais ou ideais.

Ora é justamente para esta "Buyer Persona", ou seja, para este cliente ideal, que vamos orientar a nossa criatividade em termos de Marketing Digital. Sabendo a sua idade, sexo, onde mora, não chega, é necessário conhecer os seus gostos, as suas necessidades, as suas dores, os seus passatempos, ou até mesmo o seu estilo de vida e hábitos peculiares, e assim podemos direcionar as nossas investidas de forma mais assertiva e alinhada.

Mas dentro do seu público-alvo podem existir diferentes "Buyer Personas" a ter em conta e para as quais deverá direcionar diferentes tipos de mensagem a definir na sua estratégia de comunicação. No limite, e como exemplo, nem todos os homens com poder monetário e gosto pelos desportos motorizados, numa crise de meia-idade, compram Ferraris pelo mesmo motivo! Logo aqui a mensagem a transmitir teria que ser diferente.

Por outro lado, o nível de detalhe ao qual devemos recorrer para conseguir identificar a nossa "Buyer Persona", e assim atingir um determinado nicho, não está claro entre os especialistas, mas é certo que para o sucesso de uma determinada campanha de um produto ou serviço, não basta que essa "Buyer Persona" goste, mas sim entender a sua motivação.

Com a, ou as várias "Buyer Persona", o objetivo da segmentação de mercados é plenamente atingido. Conhecendo de forma mais aprofundada o seu público, os vários canais de comunicação são usados de uma forma mais assertiva e direcionada.

Agora, e por fim, o desafio é o de conseguir recolher toda a informação necessária para definir e construir a minha "Buyer Persona". Para isso existem várias ferramentas que nos podem ajudar. Por exemplo o Audience Insights do Facebook é uma ferramenta gratuita, que nos pode providenciar dados sobre a geografia, dados demográficos, ou até comportamentos. Assim e com esta informação recolhida, a tarefa da criação da "Buyer Persona" fica facilitada.

Como conclusão podemos afirmar que sem a "Buyer Persona" corretamente identificada, de nada nos vale a melhor estratégia de marketing. Isto porque podemos estar a comunicar, pela via errada, para o público errado e no tom errado. O papel da identificação da "Buyer Persona" é assim crucial para o sucesso da estratégia de Marketing da sua empresa.

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